Você está em: Notícias»Primeiro Encontro de Câmaras Mirins Região Oeste

Primeiro Encontro de Câmaras Mirins Região Oeste

Primeiro  Encontro de Câmaras Mirins Região Oeste
Vereadores Mirins de Jupiá participam de encontro regional mirim. O primeiro encontro Região Oeste de Câmaras Mirins, promovido pela Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), foi realizado durante toda a sexta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. O evento contou com a participação de Câmaras Mirins da Região, sendo: São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Irati, Santiago do Sul, São Bernardino, Coronel Martins e e também contando com a participação da câmara mirim de Xaxim –, além de vereadores adultos, vice-prefeito, servidores do Legislativo e professores. O vereador de Jupiá e membro do conselho fiscal da Acanor, Bolivar Turmina, representando a Associação no cerimonial de abertura afirmou que o treinamento serve de aprendizado para que os jovens possam atuar de maneira eficaz em suas Câmaras Mirins, além de servirem de inspiração para os colegas que futuramente também poderão ingressar no Programa Parlamento Jovem. Ele lembra que o programa não tem o objetivo de formar políticos, mas sim lideranças atuantes na sociedade. As palestras em numero de quatro contaram com a colaboração de Palestrantes regionais, assim distribuídas: Duas pela manhã e outras duas à tarde. Os temas em debate foram “Processo e técnica legislativa no âmbito do Parlamento Jovem”, com Éderson Hermann, “Direitos e deveres dos cidadãos a luz da Constituição Federal”, com o mestre em Direito Alex Copetti, “Ética e moral na sociedade e na política”, com o professor João Patinho, e “Comunicação, oratória e etiqueta no exercício da vereança mirim”, com a jornalista Angela Maria Curioletti. Parlamento Jovem de Jupiá contou com a participação dos vereadores Mirins, do Presidente da Câmara Vereador Carlos Conteratto, 1º secretario vereador Bolivar Turmina, secretario executivo Paulo Roberto Scanagatta e da servidora Lucilene Parisotto.